Infertilidade

Infertilidade

Agende uma consulta

O que é Infertilidade?

A infertilidade pode ser descrita como a incapacidade de conceber de um casal após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. Ela decorre devido alguma disfunção dos órgãos reprodutores. A idade também deve ser levada em consideração. Mulheres com até 35 anos possuem mais chances de engravidar. Após essa faixa etária é aconselhável procurar um médico antes mesmo de tentar. É importante salientar que em muitos casos tanto a infertilidade feminina quanto masculina podem ser revertidas, desde que tenham o tratamento adequado.

Como saber que sou
infértil?

Só o médico, por meio de exames, poderá responder com precisão a questão da infertilidade. De qualquer forma, se o casal possui uma vida sexual ativa (com mais de três relações por semana), se a mulher possui menos de 35 anos, não usa métodos contraceptivos e, mesmo assim não consegue engravidar, vale a pena agendar uma consulta com um especialista em Reprodução Humana para investigar quais são as razões. Se a mulher sofre vários abortos também pode se tratar de um diagnóstico de infertilidade.

Infertilidade Feminina

As causas mais comuns da infertilidade feminina estão relacionadas a problemas de ovulação. A idade é um importante quesito, já que com o tempo diminui a quantidade de óvulos produzidos pelo ovário. Outros fatores que podem colaborar para a infertilidade feminina são: endometriose, distúrbios hormonais, ovário policístico, miomas no útero, distúrbios na tireoide e nas glândulas suprarrenais, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, depressão, excesso de peso, tabagismo, alcoolismo, etc.

Infertilidade Masculina

A infertilidade masculina normalmente ocorre por problemas do espermatozoide. Muitas vezes a produção é baixa ou o espermatozoide não consegue chegar até o óvulo. Estas questões podem estar relacionadas a doenças genéticas, tumores, inflamações, diabetes, excesso de hormônio ou mesmo por uma disfunção nas glândulas do hipotálamo e hipófise, responsáveis por estimular a produção de espermatozoides.

Dr. Gilberto da Costa Freitas

Dr. Gilberto da Costa Freitas

Doutor em Medicina Reprodutiva pela USP, especialista em reprodução humana há quase 30 anos e possui excelência nos tratamentos.

Ver detalhes +
Fale com o Doutor