Congelamento de Embriões

By: | Tags: | Comentários: 0 | maio 25th, 2018

INTRODUÇÃO

Obtenção cirúrgica de espermatozóides (PESA e TESA)

São técnicas para obtenção dos espermatozóides dos vasos deferentes epididimio ou testículo. São procedimentos de baixa complexidade, realizados em centro cirúrgico com anestesia local ou geral.

Indicações

  • Homens com ausência completa de espermatozóides no ejaculado, quando a produção pelo testículo é normal, existe bloqueio (azooespermia obstrutiva). A obstrução (epidídimio ou vasos deferentes) pode ser congênita ou por vasectomia prévia.
  • Homens com ausência completa de espermatozóides no ejaculado devido falha de produção pelos testículos, cerca de 50% desses homens podem ter áreas no testículo que produzem espermatozóides.

Métodos

Aspiração percutânea de espermatozóides (PESA)

A primeira escolha (se possível) para colher os espermatozóides. Uma agulha fina é inserida no epidídimio e os espermatozóides

obtidos por sucção.

Extração testicular de espermatozóides (TESA)

Uma agulha fina é inserida dentro do testículo e as amostras de tecido são obtidas pela sucção suave, posteriormente são examinadas sob microscopia. Se não encontrar espermatozóides, uma biópsia pode ser realizada através de pequenas incisões no testículo, o tecido obtido é examinado em busca dos espermatozóides. Esses espermatozóides, encontrados no testículo, são imaturos e incapazes de href=”https://clinicadereproducaohumana.com.br/blog/category/infertilidade/”>fertilizar o óvulo de forma convencional. Neste caso empregamos a ICSI, onde injetamos o esprmatozóide selecionado dentro do citoplasma do óvulo maduro.

Após a cirurgia, pode ocorrer algum desconforto e sensibilidade aumentada na região escrotal por 24-48 horas. Existe pequeno risco de infeção e sangramento após o procedimento.

Qualquer espermatozóide ou tecido testicular que sobre pode ser congelado para uso posterior, para evitar repetidos procedimentos cirúrgicos para obtenção de espermatozóides.

No caso de não encontrar espermatozóides, o casal deve decidir ou se cancela a aspiração e abandona o tratamento, ou prossegue na aspiração com a inseminação dos óvulos usando sêmen de doador, o que deve ser discutido, obviamente, antes do tratamento.

You must be logged in to post a comment.

Agende uma consulta Fale com o Doutor Nos chame pelo WhatsApp